Mayko Petersen: O comando RUNAS

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O comando RUNAS

         O comando RUNAS permite que programas sejam executados como administrador (ou qualquer outro perfil de usuário) sem precisar efetuar logoff no micro e sem necessariamente utilizar o INTERNET EXPLORER (pela opção EXECUTAR COMO...); podendo, ou não, criar perfil no equipamento do usuário.

Sintaxe:

runas [parâmetros] /user:domínio\usuário "programa [parâmetros do programa]"



COMANDO RESULTADO
Runas /noprofile /user:petersen\mayko cmd Executará o CMD na chave do usuário "petersen\mayko" (se o domínio for omitido, é considerado perfil local) sem criar perfil em "[UNIDADE]:\documents and settings" (ou seja: menos perfil no micro do usuário e mais espaço em seu HD livre)
Runas /noprofile /user:mayko@petersen cmd Mesmo efeito do RUNAS anterior
runas /user:petersen\mayko "mmc %windir%\system32\compmgmt.msc" Executará o CMD na chave do usuário "petersen\mayko" (se o domínio for omitido, é considerado perfil local) sem criar perfil em "[UNIDADE]:\documents and settings" (ou seja: menos perfil no micro do usuário e mais espaço em seu HD livre)
runas /user:petersen\mayko "%programfiles%\internet explorer\iexplore.exe" Executará o Internet Explorer no perfil "mayko" criando perfil no micro do usuário
Runas /noprofile /user:mayko@petersen "cmd /k chkdsk /f /r" Irá executar o CHECK DISK com os parâmetros /f e /r e o COMMAND permanecerá aberto para utilização de outros comandos. Não criará perfil no micro do usuário.

9 comentários:

Bruno disse...

Maneiro seu Blog...
Gostei bastante do visual...
Parabéns.

Naner Nunes disse...

Parabéns pelo Blog Maykão, é isso mesmo. Faça parte das estatísticas do 1% de usuários da Internet que compartilham informações e não apenas são do grupo dos sugadores. "Comandinho" do nosso dia-a-dia, uso bastante. Aliás, serve para acessar computador em Redes públicas onde foi realizada a instalação do Windows e esqueceram que colocar senha do usuário "Administrador". Abraços e continue postando.

Unknown disse...

Mayko Petersen, o CARA.
Parabéns pela matéria muito legal!
Continue postando pois é de grande utilidade pra gente!

Abração!

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa brother!!! Informação prática e interessante sobre o comando runas, bem melhor que o /? do Windows rsrs
Grande abraço e Sucesso!

Igniz disse...

Parabens pelo blog BRTL.
Postou informações interessantes sobre o comando RUNAS.
muito legal o blog leks!!
abraço!! Tamo junto.

Willian Paravidino disse...

Eae rapa, maneiro blog...
Usava mt esse comandinho...
Agora nem meto mais a mão...kkkkk
Se alimentarmos com metade de seu conhecimento, já pode competir com o wikipédia...rsrs
Muito show mesmo.
abraços

psychodrain disse...

Show de bola o visual!
Matéria bacana também. Continua postando e compartilhando informação com a nuvem! =)

Abração

Alecsandro disse...

o Brutal
ctis em peso aki eim
abração sucesso ao blog

André disse...

Iae Mayko! me animei pra fazer um blog tb e fiz um para compartilhar um pouco de meu conhecimento..dps da uma olhada la! bom post, uso direto! abração!