Mayko Petersen: Foco e Objetivo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Foco e Objetivo

Estou muito tempo sem postar nada. Isso porque estou com alguns objetivos e um foco. E é exatamente isso que eu gostaria de compartilhar.
Muitas pessoas confundem as coisas. Haverá uma prova da Petrobras nesse domingo, dia 28/08/2011 e ouvi dizer de uns: “Estou focado em passar em concurso”. Isso não é foco, é objetivo. Foco é: “Estou focado em passar NESTE concurso". Foco é restrição. No dicionário aparece a seguinte descrição: “Ponto de convergência; centro”. Já objetivo é algo mais extenso (foco não é extenso).
Conheço muita gente que poderia passar em algum concurso se fosse focada, mas querem passar independente de qual seja; em síntese: não sabem onde chegar, o importante é chegar. Isso traz uma dificuldade enorme já que terão muitas matérias diferentes para estudar, de empresas diferentes, em lugares diferentes... Quando a pessoa foca em UM concurso, ela vai estudar de acordo com outras provas desse concurso, editais desse concurso... Dessa forma, fica mais especialista e tem uma chance muito maior de passar naquele concurso do que outras que apenas estudam para concurso.
Ficou claro o que quero discutir, ou ainda não?
Se não, vamos exemplificar: Eu tenho o objetivo de chegar ao podium no campeonato de natação da escola. Meu foco (no momento) é poder nadar 50 metros em 26 segundos. Seu foco pode até não te levar a teu objetivo (chegar ao podium), mas você mensurou teu foco e vai em busca dele com garra, esforço, treino...
Ninguém melhor do que o CEO da Apple, Steve Jobs, resumiu o que é foco: 
Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.
Hoje sua empresa é a maior do mundo em valor de mercado (Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/apple-termina-1-pregao-como-maior-empresa-do-mundo-em-capitalizacao.html)
Para se atingir o foco, exige-se muito esforço e sacrifício e, principalmente “Nãos”. Em Gerenciamento de Projetos, suponha que objetivo seja um Projeto e foco o pacote de trabalho da EAP.
Você tem objetivos? Você é uma pessoal focada?
Claro que em tudo na vida deve haver o equilíbrio. Estar focado em uma coisa, não significa esquecer as pessoas que estão a sua volta, mas a mudança de hábitos é inevitável. Para chegar ao foco dos 50 metros em 26 segundos, você vai ter que treinar muito, deixar de comer determinadas coisas que você gosta para não ganhar gordura, entre muitas outras coisas. E para conseguir teus objetivos, você também precisará fazer alguns sacrifícios e algumas escolhas (e uma escolha, muda todo teu futuro - como diz o comercial do Itaú). Porém é mais fácil construir uma parede do que um prédio inteiro; mas a dica que fica depois disso tudo é: faça a parede direito, depois sim, faça a outra parede, e depois a outra...

Espero ter despertado o desejo de focar para que você consiga teus objetivos.

Nenhum comentário: